terça-feira, 8 de junho de 2010

Caixa aprova crédito do monotrilho de Congonhas


04/06/2010 - Folha de São Paulo
A Caixa Econômica Federal liberou R$ 6,5 bilhões para o financiamento de 42 projetos de transporte em nove cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.
Entre os projetos habilitados estão a ligação entre o aeroporto de Congonhas e o metrô de São Paulo (Linha 17-Ouro); o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) de Brasília, conexão entre o Aeroporto e a Asa Sul da capital; os monotrilhos Norte/Centro de Manaus; e o VLT de Fortaleza, ligando Parangaba a Mucuripe.
Nas cidades de Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre e Salvador, foram contempladas as obras do BRT (Bus Rapid Transport), sistema de corredores de ônibus. Também foram aprovados financiamentos para Curitiba.
Os empreendimentos serão financiados com recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
Para liberação do dinheiro, ainda é necessária apresentação de documentos ao Tesouro Nacional para autorizar o endividamento de Estados e municípios envolvidos nos projetos.
As obras fazem parte do programa Pró-Transporte do Ministério das Cidades e estão dentro do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).
De acordo com a Caixa está previsto o financiamento de 48 obras de infraestrutura aeroportuária e de transporte nas 12 cidades que sediarão os jogos da Copa, o que inclui também Cuiabá, Natal, e Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário