quarta-feira, 3 de agosto de 2011

METRÔ APRESENTA MONOTRILHO DA LINHA 2-VERDE PARA COMUNIDADE DA VILA PRUDENTE

03/08/2011 - Metro SP

O presidente do Metrô de São Paulo, Sérgio Avelleda, apresentou os detalhes das obras de implantação do prolongamento da Linha 2-Verde (monotrilho) até Cidade Tiradentes e esclareceu dúvidas dos moradores de Vila Prudente e região, na noite da terça-feira (02/08). O encontro reuniu cerca de 150 pessoas no auditório do Círculo de Trabalhadores Cristãos.

Ao todo, a linha de monotrilho terá 24,6 km de extensão, ligando a Estação Vila Prudente ao Hospital de Cidade Tiradentes, com 17 estações. O primeiro trecho, entre Vila Prudente e Oratório, está previsto para 2013. A segunda etapa, até São Mateus, deverá ocorrer em 2014, e a conclusão da linha, até Hospital Cidade Tirantes, em 2016.

Entre os principais temas abordados, Avelleda falou sobre o esforço do Governo do Estado para estruturar a rede de transportes sobre trilhos, de alta capacidade, em São Paulo, para atender as necessidades da população. “Com as novas linhas, estamos multiplicando os pontos de conexão, dando opções de trajetos para as pessoas. Isso significa mais rapidez e conforto, pois o que o usuário quer mesmo é tempo e é isso que estamos oferecendo”.

As características do monotrilho, sistema presente em várias metrópoles mundiais, porém inédito no Brasil, foram esmiuçadas pelo presidente do Metrô. Além de ter a mesma qualidade dos serviços das demais linhas (confiabilidade, desempenho, moderno sistema de sinalização, acessibilidade etc), o monotrilho apresenta vantagens: utiliza energia elétrica (não poluente), gera pouco ruído, não cria barreiras físicas na cidade, exige menos desapropriações, entre outros.

“Monotrilho é um sistema de trem sobre pneus e diversos metrôs do mundo o utilizam. E quais são as principais vantagens? O ruído é incomparável. A vibração é outro aspecto, pois os pneus funcionam como um amortecedor, diminuindo a vibração quando da passagem dos trens”, explicou Avelleda, que também falou sobre as estruturas que o compõem (duas vigas apoiadas em um pilar).

O atual estágio das obras também foi destacado na apresentação. Cerca de 60 pilares já foram instalados no trecho entre as estações Vila Prudente e Oratório. “Já temos todo o trecho até Cidade Tiradentes contratado, incluindo o sistema de sinalização, trens e os pátios, além das estações Vila Prudente e Oratório. O primeiro protótipo do trem deverá chegar ao Brasil em novembro”, revelou o presidente do Metrô.

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