segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Dilma vai anunciar VLT em janeiro, diz Marinho

24/12/2011 - Diário Regional, Fernando Valensoela

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), afirmou, durante entrevista coletiva, que Dilma Rousseff fará, oficialmente, o anúncio da construção do VLT no ABC

Segundo o petista, a confirmação ocorrerá na segunda quinzena de janeiro de 2012.
 
“O anúncio da presidenta não poderá ser feito ainda este ano, mas de verá ocorrer na segunda quinzena de janeiro. Fiquei sabendo que o compromisso já está na agenda para 2012”, dis se Marinho, em meio ao balanço de três anos de governo.
 
Apesar de o projeto estar “bem encaminhado”, o local  para o pronunciamento de Dilma ainda não está definido. No que depender de Marinho, o anúncio será feito em São Bernardo. “Não sei se será aqui (em São Bernardo) ou em Brasília. Se for aqui será motivo de muita honra, mas acho que enfrentarei boicote, algumas tentativas para que não seja aqui. Se o governador (Geraldo Alckmin, PSDB) também quiser fazer em São Bernardo será motivo de grande alegria”, disse.
 
O trajeto estabelecido pelo governo do Estado é de 28 km e partirá, inicialmente, do Centro de São Bernardo, passando pelo bairro Bom Pastor, em Santo André. Vai contornar a avenida Guido Aliberti, em São Caetano, até chegar à Estação Tamanduateí da CPTM e do Metrô. Para essa etapa, o custo estimado é de R$ 2,8 bilhões. A segunda fase do projeto prevê gastos adicionais de R$ 1,2 bilhão, em 6 km de trilhos entre o Centro  e o bairro Alvarenga.
 
Demanda antiga - A ligação do VLT à rede de metrôs foi uma das demandas discutidas entre o Consórcio Intermunicipal do ABC e o governo do Estado. Desde o início das atividades da entidade, no início dos anos 1990, o tema é recorrentemente debatido entre os prefeitos. As negociações para a criação do VLT ganharam ainda mais força em 2009, quando São Caetano projetou a construção de linha direta entre a cidade e a estação Tamanduateí. “Graças a Deus, o projeto para a construção do Metrô na região está caminhando bem. Praticamente já está certo”, ressaltou Marinho.
 
Por se tratar de traçado administrado pelo Metrô, o trecho foi batizado de Linha 18 - Bronze. Na primeira etapa, que deverá ser finalizada em 2014, o VLT percorrerá 12 estações no ABC. A segunda fase do projeto, que ligará o Centro de São Bernardo até a região do Alvarenga, abrangerá mais seis estações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário