quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Monotrilho do ABC será tema de reunião do Consórcio

30/11/2011 - Repórter Diário



Modelo de monotrilho que será utilizado no prolongamento da linha 2-verde, e que pode ser adotado no ABC

A implantação do monotrilho do ABC será um dos temas abordados na reunião de prefeitos no Consórcio Intermunicipal na próxima segunda-feira (5). O encontro vai contar com a presença dos secretários estaduais Jurandir Fernandes (Transportes Metropolitanos) e Edson Aparecido (Desenvolvimento Metropolitano).

Os secretários, que foram convidados pelo prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, vão levar aos chefes de Executivo as últimas informações sobre a criação da linha 18-bronze. O trecho de 28 quilômetros vai ligar São Bernardo à estação Tamanduateí do Metrô, passando por Santo André e São Caetano.

“O projeto está em curso. As três esferas de governo estão trabalhando conjuntamente, acredito que não haverá nenhum atraso na implantação da linha”, acredita o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido. “O secretário Jurandir vai apresentar detalhes da obra na segunda-feira”, adianta o secretário.

Até o final do ano a presidente Dilma Rousseff e o governador Geraldo Alckmin devem anunciar parceria para viabilizar a construção da linha.

A linha bronze vai contar com 18 estações, entre elas Goiás e Espaço Cerâmica, em São Caetano, Baeta Neves e Djalma Dutra, em São Bernardo, além da estação Fundação Santo André, em Santo André.

Monotrilho

O governo do Estado definiu o monotrilho como o modelo de transporte que será utilizado na linha 18-bronze. Inicialmente, foi cogitada a possibilidade de se adotar o VLT (veículo leve sobre trilhos).

O sistema está sendo adotado como padrão de outras linhas elevadas que o Metrô pretende construir na capital. O projeto mais avançado é o prolongamento da linha 2-verde, que já está em construção e está previsto para ser entregue parcialmente em 2012.

Outra obra que segue o mesmo padrão é a linha 17-ouro, que vai ligar a estação Jabaquara do Metrô até a futura estação São Paulo-Morumbi da linha 4-amarela.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário