quinta-feira, 5 de abril de 2012

1ª fase da Linha 17 deve ficar pronta para a Copa

02/04/2012 - Revista Ferroviária

O secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, afirmou na quinta-feira (29/03) que a primeira fase do monotrilho da Linha 17-Ouro, que ligará o aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da CPTM, deve ser concluída até a Copa. De acordo com o secretário, mesmo com a demora para receber a licença ambiental – que foi liberada no último dia 21 – os esforços do Governo serão para que não haja mais atrasos na obra. “A luta é para que a primeira fase seja concluída até junho de 2014, pois é um trecho que não tem grandes problemas de desapropriações”, disse Jurandir.

O impulso para a execução do projeto vem após a autorização do início das obras, que foi assinada pelo governador Geraldo Alckmin também na quinta-feira, 29/03. Antes disso, o secretário Jurandir Fernandes havia criticado a demora na execução da linha, que estaria quase um ano atrasada devido aos entraves ambientais e aos grupos que manifestaram oposição ao monotrilho. “Virou uma luta política”, afirmou Fernandes na época.

Agora, a expectativa é concretizar os 8 quilômetros e 8 estações da primeira fase até a Copa do Mundo, para facilitar o acesso entre o aeroporto e a região hoteleira do entorno. Já a segunda fase, que estende o monotrilho até a estação Jabaquara da Linha 1-Azul do metrô, deve ser finalizada após mais um ano, em 2015. “É rápido porque canteiro de obras estará montado, as vigas do monotrilho são pré-moldadas e as estações serão modulares. O que pode causar atrasos são essas brigas judiciais e a oposição de alguns moradores. Mas estamos tentando mostrar que o impacto do monotrilho será muito pequeno”, explicou Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário