sexta-feira, 20 de julho de 2012

Prefeitura e Governo do Estado fazem vistoria conjunta na Estação Oratório do Metrô

18/07/2012 - Prefeitura  SP

Integrantes da Prefeitura e do Governo do Estado vistoriaram as obras de construção da estação Pátio Oratório, que fazem parte da extensão da Linha 2 - Verde, em monotrilho. A Prefeitura já investiu cerca de R$ 1 bilhão na expansão da rede metroviária e a estimativa é que o primeiro trecho entre Vila Prudente e Oratório seja inaugurado em 2013.

Integrantes da Prefeitura e do Governo do Estado vistoriaram nesta quarta-feira (18) as obras de construção da estação Pátio Oratório, que fazem parte da extensão da Linha 2 - Verde, em monotrilho. A Prefeitura de São Paulo já investiu aproximadamente R$ 1 bilhão na expansão da rede metroviária e a estimativa é que o primeiro trecho entre Vila Prudente e Oratório seja inaugurado em 2013.
  
A estação já tem sua parte bruta da estrutura concluída. A próxima etapa será a finalização das lajes da plataforma e mezanino, para posteriormente serem iniciados os trabalhos de acabamento e instalação da cobertura metálica. As obras de construção da Oratório tiveram início em outubro de 2010. Atualmente, 290 operários executam as lajes da plataforma e mezanino. Quando finalizada, serão cinco mil metros quadrados de área construída e dois acessos, cada um com bicicletário para 50 bicicletas. A estação Oratório será totalmente acessível, com elevadores e escadas rolantes que permitem o acesso do mezanino às plataformas.
 
A estimativa é que mais de nove mil passageiros por dia utilizarão a estação quando estiver em funcionamento, em 2013. O primeiro trecho do prolongamento da Linha 2 - Verde do Metrô, Vila Prudente - Oratório, com extensão de 2,9 km, estão em implantação e é composto por duas estações: Vila Prudente e Oratório, além do pátio Oratório. Posteriormente, seguirá de Oratório para São Mateus, com extensão de 10,1 km e oito estações: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstoi, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus.
 
O trecho final, São Mateus - Hospital Cidade Tiradentes, terá sete estações e 11,5 km de extensão. No total, serão 24,5 km, ligando Vila Prudente ao Hospital Cidade Tiradentes, com 17 estações. O segundo trecho, até São Mateus, deverá iniciar funcionamento em 2014 e a chegada à Cidade Tiradentes, em 2016.
 
Pátio - As obras de construção do pátio Oratório tiveram início em setembro de 2010. Atualmente, estão sendo realizadas as obras de terraplanagem, a construção de galerias enterradas e as fundações para as vigas-guias do monotrilho.
 
O novo pátio será o primeiro do Metrô específico para o sistema monotrilho. O pátio Oratório, com 5.650 metros de vias e capacidade para estacionar 28 trens, terá uma alça de acesso ao leste logo após a estação Oratório. A área total do pátio é de quase 90 mil metros quadrados e vai abrigar 22 edificações, além de uma máquina de lavar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário