quinta-feira, 31 de outubro de 2013

PRIMEIRO MONOTRILHO DO BRASIL É APRESENTADO À POPULAÇÃO

30/10/2013 - Metrô SP

Linha 15-Prata do Metrô vai ligar as estações Ipiranga e Hospital Cidade Tiradentes; as duas primeiras estações, Vila Prudente e Oratório, começam a operar em janeiro de 2014

O primeiro trem do monotrilho da Linha 15-Prata do Metrô foi apresentado pelo governador Geraldo Alckmin nesta quarta-feira, 30. A linha vai ligar as estações Ipiranga e Hospital Cidade Tiradentes, reduzindo o tempo de viagem de 2 horas para 50 minutos.

O monotrilho poderá transportar até 48 mil passageiros por hora e por sentido (capacidade projetada). Essa capacidade será alcançada graças ao sistema automático de controle de tráfego, que permite um intervalo de circulação entre trens de até 75 segundos. Cada composição é formada por sete carros, com 86 metros de comprimento por 3,15 metros de largura e capacidade para transportar mais de 1.000 passageiros por viagem.

Os trens contam com sistema de ar-condicionado, interligação entre carros, operação automática (sem a necessidade de operador no veículo, seguindo tendência mundial) e sistema de câmeras com monitoramento em tempo real. São quatro portas por carro, duas em cada lateral. "É um grande ganho para a população: transporte de qualidade, de alta capacidade, rápido, direto, com conforto, com segurança e alta tecnologia", disse Alckmin.

Primeira Fase da Linha 15-Prata

O primeiro trecho da Linha 15-Prata é composto pelas estações Vila Prudente e Oratório, além do Pátio Oratório, que abriga o estacionamento e a oficina para manutenção dos trens. Ao todo são 2,9 km de extensão previstos para entrega em janeiro de 2014.

No total, a Linha 15-Prata vai operar com 54 trens, de Ipiranga à Cidade Tiradentes. No primeiro trecho, que ligará Vila Prudente a Oratório, serão utilizadas quatro composições. Os trens estão em fabricação na cidade de Hortolândia, no interior de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário